No dia 17 de maio de 2025, a nossa comunidade viveu um momento de grande alegria: o nosso grupo Chamados por Jesus (8.º ano) celebrou a tão esperada Festa da Vida.
A expressão “Festa da Vida” pode ter muitos significados, mas para nós, neste dia, foi uma celebração especial onde agradecemos o dom da vida e todos os seus aspetos, desde a alegria refletida no rosto do nosso querido Padre Silva, que, como sempre, nos acolheu com ternura e carinho, até à esperança que nos guia como peregrinos e ao amor de quem nos chama à Vida Eterna.
Cristo nasceu para que tivéssemos vida. Cristo morreu para que tivéssemos vida em abundância. Cristo ressuscitou para que acreditássemos na Vida. É este Cristo – Vida – que ao longo do tempo muitos nos têm mostrado.
No início da Eucaristia, recordamos as palavras do Papa Francisco, sempre próximo do povo, com a sua simplicidade e ternura: “Todos, todos, todos têm direito a entrar na Igreja”.
Durante o ato penitencial, evocamos São Pedro, o apóstolo que, apesar de ter negado a Vida, reconheceu o seu erro, arrependeu-se e recebeu o perdão de Jesus após a ressurreição. Também nós pedimos perdão pela falta de fé, por tantas vezes não agradecermos a vida que recebemos.
Na Liturgia da Palavra, recordamos os nossos pais e avós, que com amor nos transmitem valores fundamentais, nos ouvem, perdoam e são sempre o nosso colo.
Na Profissão de Fé, evocamos a figura da Madre Teresa de Calcutá, exemplo de dedicação, amor e compaixão pelos mais frágeis.
No Ofertório, inspiramo-nos na viúva do templo, que deu tudo o que tinha com amor. Também nós somos chamados a oferecer a nossa vida com fé e confiança.
No momento do Pai Nosso, lembramos Abraão, que nos ensinou a confiar nas promessas de Deus, cumpridas plenamente em Jesus.
Na Comunhão, recordamos Aquele que se dá por inteiro por amor – Jesus Cristo – que verdadeiramente nos fortalece, transforma e acompanha.
Rezamos juntos, agradecendo a Deus o dom da Vida, esta vida que todos os dias somos chamados a viver com sentido, com entrega e com amor aos outros, como verdadeiros mensageiros da Ressurreição de Cristo.
No final da celebração, recebemos um porta-chaves em forma de cruz, para nos recordar que a vida nos foi dada para amarmos a Deus e aos nossos irmãos. Porque, apesar das lágrimas, das dores e das deceções, a vida é linda e dá-nos sempre a oportunidade de recomeçar.
Nesta celebração, reconhecemos que o segredo da verdadeira felicidade e da Vida Nova está na capacidade de amar, de viver o Amor segundo os passos de Jesus.
Agradecemos a todos os que connosco partilharam este dia, e a todos os que, com o seu contributo, tornaram este momento tão especial. Obrigado a quem nos tem acompanhado neste caminho, ajudando-nos a descobrir o verdadeiro sentido da VIDA.
Somos Peregrinos de Esperança!
Grupo Chamados por Jesus (8.º ano)
