No passado sábado, dia 1 de fevereiro, o grupo Livres como Jesus (7º Ano) celebrou a sua Festa dos Sacramentos. Para os Livres como Jesus, os Sacramentos são momentos especiais em que Deus se encontra com cada um de nós de maneira especial e nos “abraça”. Através de sinais, Deus abençoa-nos e ajuda-nos a percorrer o caminho da fé.

Nesta celebração fomos convidados a percorrer a estrada da vida auxiliados por cada um destes sinais de Deus, os Sacramentos, fazendo uma analogia com sinais de trânsito:

• O Batismo é o sinal da introdução de cada um na Igreja Cristã, logo seguimos na “Passadeira”;
• A Reconciliação é o sinal de que Ele nos perdoa sempre, mas que precisamos de querer “Inverter a marcha”;
• A Unção dos Doentes é o sinal de que podemos sempre contar com Ele, pois, nos momentos mais difíceis, pedimos um “SOS”;
• A Comunhão é o sinal da Sua presença real: quem O recebe, ao comungar, “abastece” a sua fé;
• O Matrimónio e a Ordem são sinais do compromisso que cada um assume para com o próximo e é um momento de escolha do caminho, é uma “bifurcação”;
• O Crisma é o sinal que exige que cada cristão assuma, na comunidade, que quer caminhar com Ele para sempre, isto é, decidimos “avançar ao sinal verde”.

Na Eucaristia da Festa dos Sacramentos, os Livres como Jesus apresentaram, com entusiasmo, à comunidade o que estão a trabalhar nas sessões de catequese, bem como contribuíram para que os presentes na celebração relembrassem o sentido dos Sacramentos.

Catequistas do Grupo Livres como Jesus