IV Domingo do Advento – Ano C
EVANGELHO – Lc 1,39-45
Naqueles dias,
Maria pôs-se a caminho
e dirigiu-se apressadamente para a montanha,
em direção a uma cidade de Judá.
Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,
o menino exultou-lhe no seio.
Isabel ficou cheia do Espírito Santo
e exclamou em alta voz:
«Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre.
Donde me é dado
que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?
Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos
a voz da tua saudação,
o menino exultou de alegria no meu seio.
Bem-aventurada aquela que acreditou
no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito
da parte do Senhor».

 

Esta semana a nossa reflexão deve iniciar-se pelo fim do Evangelho: “Bem-aventurada aquela que acreditou…”, até porque estas palavras finais ligam-nos ao que sucedeu antes deste episódio da visitação de Maria à sua prima Isabel, o mistério da Encarnação! Maria é feliz porque acreditou em tudo o que lhe foi dito da parte do Senhor e, assim, concretizou-se o plano salvador de Deus para a humanidade com a conceção do próprio Filho de Deus no seio de Maria! E tu, acreditas na Palavra do Senhor? Como Maria, dizes “sim” aos seus desafios? Tal como Ela, deixas Jesus entrar na tua vida, aderindo às suas propostas e colocando em prática os seus ensinamentos? Como Maria, deixa-te guiar pela Luz da Fé e serás feliz!

Ora, precisamente porque Maria foi visitada por Deus e disse “sim” aos seus planos, é que Ela se sente totalmente impelida a sair de si mesma para ir ao encontro dos outros, partilhando a sua alegria com todos! Lucas fala-nos em pôr-se a caminho e em ir apressadamente ao encontro daquela que, apesar da idade avançada, também se preparava para ser mãe. E tu, como vives a tua fé? És capaz de te pôr a caminho para ires ao encontro dos outros, nomeadamente daqueles que, por qualquer motivo, possam precisar de ti? Deixa-te iluminar pela Luz da Fé e sai ao encontro dos teus irmãos para lhes mostrares a ternura e a compaixão de Deus!

A saudação de Maria, que já transportava consigo Jesus, provoca toda uma exultação de alegria em Isabel e no próprio menino – João Batista, que ela carregava no seu seio! Tens Jesus sempre contigo? Como O revelas aos outros? As tuas saudações e conversas do dia a dia são portadoras de alegria para todos aqueles que encontras? Acolhe a Luz da Fé, Jesus, para que os teus irmãos também sintam a tua Alegria!

Maria é a Mãe do Senhor, mas como dirá mais tarde Jesus: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 8, 21). E chegamos de novo ao final do Evangelho que foi por onde começamos: Maria é feliz porque acreditou e aderiu com todo o seu ser à Palavra, o que a levou a pôr-se apressadamente a caminho! Se queres ser família de Jesus, então, diz “sim” à Palavra do Senhor e não deixes para amanhã, que já pode ser tarde – e como somos peritos em adiamentos: “já vou”, “amanhã eu faço”, “isto pode esperar” …, e vai, tu também, apressadamente ao encontro dos teus irmãos, como verdadeiro Mensageiro da Esperança, guiado pela Luz da Fé. Afinal, Tu, Jesus, és a Estrela, eu sou o Peregrino!