II Domingo da Quaresma – Ano C
EVANGELHO – Lc 9,28b-36

Naquele tempo,
Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago
e subiu ao monte, para orar.
Enquanto orava,
alterou-se o aspeto do seu rosto
e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente.
Dois homens falavam com Ele:
eram Moisés e Elias,
que, tendo aparecido em glória,
falavam da morte de Jesus,
que ia consumar-se em Jerusalém.
Pedro e os companheiros estavam a cair de sono;
mas, despertando, viram a glória de Jesus
e os dois homens que estavam com Ele.
Quando estes se iam afastando,
Pedro disse a Jesus:
«Mestre, como é bom estarmos aqui!
Façamos três tendas:
uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».
Não sabia o que estava a dizer.
Enquanto assim falava,
veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra;
e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem.
Da nuvem saiu uma voz, que dizia:
«Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O».
Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho.
Os discípulos guardaram silêncio
e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.

 

Jesus acaba de te dizer que vai para Jerusalém, onde será caluniado, maltratado, condenado e morto, mas que ao terceiro dia ressuscitará. Além disso, diz-te também que se quiseres ser seu discípulo deves negar-te a ti mesmo, tomar a tua cruz todos os dias e segui-l’O, estando disposto a perder a tua vida por causa d’Ele. O que pensas de tudo isto? Estás disposto a continuar ao lado de Jesus? Então, nesta Quaresma, sobe com Jesus ao monte. Ele vai connosco para orar e, no silêncio, Se encontrar com o Pai! É neste encontro autêntico com Deus que a tua vida se pode transfigurar, pois só em Deus encontramos o Amor, a verdadeira Luz! Decide-te a prestar atenção ao Outro, escutando Jesus que te fala ao coração!

Na Palavra de Deus, aqui representada por Moisés (a Lei) e Elias (os Profetas), encontramos a sabedoria divina, tão diferente da sabedoria dos homens, e que apontam o caminho da Cruz como o caminho do verdadeiro êxodo, a passagem da morte à vida! Talvez como Pedro e os companheiros, que estavam com sono, esse seja um assunto que não tenhas muita vontade de ouvir, porque te desafia à entrega da tua vida todos os dias, libertando-te do teu egoísmo, para viveres no amor e atenção ao outro. Mas esse é o desafio de Jesus para quem quiser ser seu discípulo!

Julgavas, talvez, que seguir Jesus seria fácil, um caminho de êxitos humanos, sempre respaldado pela força de Deus! Ou então, que uma coisa são os momentos de oração e de encontro com Deus, muito solenes, e outra, a tua vida, onde tens de ser “esperto” para poder sobreviver no meio das confusões e poder gozar a vida! Há momentos, onde gostarias de que o tempo parasse e se tornassem eternos, como os discípulos que queriam fazer três tendas e permanecer ali para sempre! Mas é preciso escutar Jesus e descer o monte, a fim de seguir para Jerusalém. Iluminado pela Sua Palavra, leva essa Luz a todos, com o teu amor e atenção ao outro! Assim, a Cruz de Jesus continuará a ser hoje, através de ti, um grito de Esperança para o mundo!