Festa do Batismo do Senhor – Ano C
EVANGELHO – Lc 3,15-16.21-22
Naquele tempo,
o povo estava na expectativa
e todos pensavam em seus corações
se João não seria o Messias.
João tomou a palavra e disse-lhes:
«Eu batizo-vos com água,
mas vai chegar quem é mais forte do que eu,
do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias.
Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo».
Quando todo o povo recebeu o batismo,
Jesus também foi batizado;
e, enquanto orava, o céu abriu-se
e o Espírito Santo desceu sobre Ele
em forma corporal, como uma pomba.
E do céu fez-se ouvir uma voz:
«Tu és o meu Filho muito amado:
em Ti pus toda a minha complacência».
O Evangelho desta semana divide-se em duas partes distintas: na primeira, João Batista é o protagonista, enquanto na segunda Jesus ocupa o centro da cena, iniciando assim a sua vida pública, após cerca de trinta anos duma vida “escondida” em Nazaré. João não é o Messias, o Salvador, e o seu batismo é simplesmente um batismo de purificação. Mas a sua atitude de humildade e de verdade tem muito a ensinar-nos a nós, que fomos batizados no Espírito.
Além disso, João pretende preparar caminho para Jesus, para que os homens O encontrem e façam a experiência do seu amor. E tu, procuras conduzir outros até Jesus? A tua vida torna-se estímulo para que outros queiram seguir Jesus mais de perto? Não basta ter sido batizado, ter o nome inscrito no registo de alguma paróquia; é necessário viver o batismo a cada dia, fazendo crescer a vida nova que nasceu para nós nesse dia. Nunca te esqueças que fomos batizados no Espírito e, com isso, a vida divina já é uma realidade em nós!
Se o batismo de João era um batismo de purificação para que os pecados lhes fossem perdoados, então porque é que Jesus também recebeu esse batismo conjuntamente com todo o povo? Jesus mostra, desde o princípio, que está sempre a nosso lado, que Se põe ao nosso nível para nos levantar e fazer caminhar, que não são os nossos pecados que levam Deus a afastar-Se de nós! Bem, pelo contrário, é para nos elevar à dignidade de filhos, que Jesus vem ao nosso encontro, batizando-nos no Espírito.
Recebido o batismo de João, Jesus coloca-Se em oração. Em Jesus, também nós devemos aprender a dialogar com o Pai, a estar disponíveis para fazer a sua vontade. Procuras espaços de silêncio para esse diálogo com Deus? Estás disponível para o que Ele te possa pedir? Como cumpres a sua vontade? Fomos ungidos, eleitos, para viver uma vida nova, em conformidade com o plano do Pai. Batizados no Espírito devemos viver segundo o Espírito!
Com Jesus, os céus abrem-se para estabelecer essa ponte entre Deus e os homens. Ele é o Filho amado de Deus, o verdadeiro Ungido de Deus pelo Espírito Santo, Cristo-Salvador! Também no nosso batismo fomos batizados no Espírito, tornando-nos, em Jesus, filhos amados do Pai e, como tal, chamados à missão de Cristo de salvar todos os homens. Assim, todo o discípulo de Jesus é missionário, testemunha da vida de Jesus, sua imagem viva para os seus irmãos. Pelo Batismo, tornamo-nos um só em Cristo!