XXVIII Domingo do Tempo Comum – Ano C
EVANGELHO – Lc 17, 11-19
Naquele tempo,
indo Jesus a caminho de Jerusalém,
passava entre a Samaria e a Galileia.
Ao entrar numa povoação,
vieram ao seu encontro dez leprosos.
Conservando-se a distância, disseram em alta voz:
«Jesus, Mestre, tem compaixão de nós».
Ao vê-los, Jesus disse-lhes:
«Ide mostrar-vos aos sacerdotes».
E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra.
Um deles, ao ver-se curado,
voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz,
e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus
para Lhe agradecer.
Era um samaritano.
Jesus, tomando a palavra, disse:
«Não foram dez que ficaram curados?
Onde estão os outros nove?
Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus
senão este estrangeiro?»
E disse ao homem:
«Levanta-te e segue o teu caminho;
a tua fé te salvou».

Esta semana saiu a primeira Exortação Apostólica do Papa Leão XIV sobre o amor para com os pobres, intitulada «Eu te amei». Esta exortação vem na sequência da Encíclica do Papa Francisco sobre o amor humano e divino do coração de Jesus, onde “admirámos o modo como Jesus se identifica «com os últimos da sociedade» e como, através do seu amor doado até ao fim, mostra a dignidade de cada ser humano, sobretudo quando é «mais fraco, mísero e sofredor»”. Ora, no Evangelho deste domingo, vemos este amor de Jesus revelado na compaixão usada para com dez leprosos que Lhe pedem a cura. Neles estamos representados todos aqueles que temos a coragem de ir ter com Jesus. E tu, és capaz de apresentar a Jesus as tuas misérias, as tuas fragilidades, o teu pecado? Nunca te esqueças: Deus ama-te e é em Jesus que podes fazer a experiência maravilhosa do amor de Deus!
É no caminho que todos ficam curados. Mas isto porque obedeceram à palavra de Jesus! E tu, procuras conhecer, amar e viver a palavra de Jesus na tua vida? É no caminho, no viver de cada dia, que Jesus, com o seu amor, te ajuda a superar medos, barreiras, fraquezas…. Aprende a confiar na sua Palavra e no seu Amor, pois… Deus ama-te!
E não deixes de reconhecer as maravilhas que Jesus faz em ti, manifestando toda a tua gratidão para com Ele! A fé implica viver esta amizade forte com Jesus, onde reconhecemos que só com Ele podemos ir mais além. E só quem vive esta amizade sincera com Jesus poderá ser verdadeira testemunha do seu amor, implicando-se na vida dos seus irmãos, com os mesmos gestos de ternura e compaixão próprios de Jesus. Assim, estarás a dizer com a tua vida a cada irmão ou irmã: “Deus ama–te!”



