XXVI Domingo do Tempo Comum – Ano A

EVANGELHO – Mt 21,28-32

Naquele tempo,
disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes
e aos anciãos do povo:
«Que vos parece?
Um homem tinha dois filhos.
Foi ter com o primeiro e disse-lhe:
‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’.
Mas ele respondeu-lhe: ‘Não quero’.
Depois, porém, arrependeu-se e foi.
O homem dirigiu-se ao segundo filho
e falou-lhe do mesmo modo.
Ele respondeu: ‘Eu vou, Senhor’.
Mas de facto não foi.
Qual dos dois fez a vontade ao pai?»
Eles responderam-Lhe: «O primeiro».
Jesus disse-lhes:
«Em verdade vos digo:
Os publicanos e as mulheres de má vida
irão diante de vós para o reino de Deus.
João Baptista veio até vós,
ensinando-vos o caminho da justiça,
e não acreditastes nele;
mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram.
E vós, que bem o vistes,
não vos arrependestes, acreditando nele».

 

É de notar que a parábola que hoje Jesus nos conta, dirigida aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, com uma conclusão tão “dura”, vem no seguimento da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e da expulsão dos vendedores do Templo. Eles querem saber com que autoridade faz tudo isso e Jesus respondeu-lhes com uma outra questão, à qual eles não tiveram coragem de responder: se o Batismo de João vinha dos homens ou do Céu? E eu, de que lado estou? Sou discípulo de Jesus e aceito a sua Palavra com os seus desafios e exigências ou intitulo-me cristão, mas não estou disponível para Lhe confiar a minha vida? Se, de verdade, aceitas a autoridade de Jesus porque O reconheces como o único Salvador do Mundo, então, e que tal procurares fazer a vontade do Pai ao jeito do próprio Jesus?

Não basta dizer “sim” – sou batizado, fiz o Crisma, até vou à missa às vezes…! É preciso “arregaçar as mangas” e ir trabalhar para a vinha do Senhor! O nosso Deus é um Pai que conta com todos para a construção do Seu Reino. Estás disponível? O que tens feito para cumprir os Seus apelos que nos vão chegando pela vida e gestos de Jesus, pela Sua Palavra e até pelas circunstâncias da vida e pelos irmãos que Ele coloca a teu lado? E que tal pensares em fazer a vontade do Pai?

Aqueles que desconsideramos, até por levarem uma vida pouco digna aos nossos olhos, são nossos irmãos, filhos amados deste Deus que a todos ama e que a todos quer salvar. O decisivo é que aceitem trabalhar na vinha, independentemente do seu passado ou das suas qualidades. Por isso, não julgues, acolhe, o nosso modelo é o próprio Jesus, nosso irmão mais velho, cujo alimento era fazer a vontade do Pai e que estava sempre atento aos mais frágeis e desorientados…. E que tal pensares bem e decidires-te a fazer a vontade do Pai?