VI Domingo da Páscoa – Ano C

EVANGELHO – Jo 14,23-29

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Quem Me ama guardará a minha palavra
e meu Pai o amará;
Nós viremos a ele
e faremos nele a nossa morada.
Quem Me não ama não guarda a minha palavra.
Ora a palavra que ouvis não é minha,
mas do Pai que Me enviou.
Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco.
Mas o Paráclito, o Espírito Santo,
que o Pai enviará em meu nome,
vos ensinará todas as coisas
e vos recordará tudo o que Eu vos disse.
Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz.
Não vo-la dou como a dá o mundo.
Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.
Ouvistes o que Eu vos disse:
Vou partir, mas voltarei para junto de vós.
Se Me amásseis,
ficaríeis contentes por Eu ir para o Pai,
porque o Pai é maior do que Eu.
Disse-vo-lo agora, antes de acontecer,
para que, quando acontecer, acrediteis».

 

Este domingo, continuamos no contexto da Última Ceia, onde Jesus Se despede dos seus amigos mais íntimos, sabendo que se aproximava a hora da Cruz, o momento da entrega de toda a sua Vida por Amor. Como vão viver, a partir de agora, os seus discípulos? Nunca mais verão Jesus? Como hão de discernir o caminho a seguir? Mais uma vez deve ser o Amor a tornar possível essa presença de Jesus a iluminar a vida dos seus amigos. Basta ter a capacidade de guardar a sua Palavra! O que fazes com a Palavra de Jesus? Ela está presente na tua mente e no teu coração? As tuas opções e os teus comportamentos são geridos a partir dessa Palavra? Dessa forma, amando Jesus e guardando a sua Palavra, serás Habitação de Deus!

De facto, Jesus diz-nos que quem procura, no amor, viver segundo a sua Palavra, sentirá claramente o Amor do Pai, que nos ama desde sempre e para sempre – Deus é Amor –, pois Ele fará morada em nós! Terás a coragem, mesmo que seja contracorrente daquilo que faz a maioria, de assumir, a cada momento, a Palavra de Jesus na tua vida? Sentes a sua Presença dentro de ti a dar-te força e coragem para testemunhares o seu amor por todos os teus irmãos? Como vives essa tua relação com Ele? Nunca te esqueças que é dentro de ti que Ele mora, és habitação de Deus!

Santo Agostinho confessava: “Tarde Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Eis que habitáveis dentro de mim, e eu, lá fora, a procurar-Vos!”. Para mais tarde poder afirmar com toda a clareza: “Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti”.
Procura, então, este Deus maravilhoso que mora dentro de ti! O seu Espírito é que nos dá o verdadeiro ensinamento, pois recorda-nos tudo aquilo que Jesus disse e ajuda-nos a ler os acontecimentos do tempo presente à luz daquilo que Ele próprio nos ensinou. Vem, Espírito Santo, com todos os teus dons e faz de cada um de nós habitação de Deus!

Só com a certeza de que Jesus deu a vida por nós, mas ressuscitou, venceu a morte, indo assim ao encontro do Pai, é que poderemos acolher a sua paz, que é diferente da paz do mundo, porque não se trata simplesmente da ausência da guerra, mas de uma paz que nasce da comunhão com Deus – somos habitação de Deus, e do testemunho permanente do seu amor, agindo ao estilo de Jesus, que a todos ama. A Paz de Jesus, tal como a Palavra de Jesus, só a podes guardar efetivamente no teu coração, na medida em que a partilhas com todos à tua volta! Se és habitação de Deus, então, todos encontrarão em ti espaço para se sentirem amados e acolhidos!