Domingo XXXIV do Tempo Comum – Ano B
SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
EVANGELHO – Jo 18,33b-37
Naquele tempo,
disse Pilatos a Jesus:
«Tu és o Rei dos judeus?»
Jesus respondeu-lhe:
«É por ti que o dizes,
ou foram outros que to disseram de Mim?»
Disse-Lhe Pilatos:
«Porventura eu sou judeu?
O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim.
Que fizeste?»
Jesus respondeu:
«O meu reino não é deste mundo.
Se o meu reino fosse deste mundo,
os meus guardas lutariam
para que Eu não fosse entregue aos judeus.
Mas o meu reino não é daqui».
Disse-Lhe Pilatos:
«Então, Tu és Rei?»
Jesus respondeu-lhe:
«É como dizes: sou Rei.
Para isso nasci e vim ao mundo,
a fim de dar testemunho da verdade.
Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».
No último domingo do Tempo Comum, depois de termos acompanhado Jesus ao longo do ano, escutado as suas palavras e observado os seus gestos, encontramos Jesus no pretório do Governador Pilatos, prestes a ser condenado a uma morte infame, destinada aos piores criminosos, onde Ele confirma ser Rei, mas não um rei à maneira dos homens. Ele é o Rei que ama, que se aproxima de todos, sobretudo dos mais débeis, que entrega a sua vida por todos, pois o seu reino não tem fronteiras nem armas para se defender de ninguém…! Sendo Jesus tão diferente de Pilatos e de todos os reis e senhores deste mundo, valerá a pena confiar n’Ele e segui-l’O? Se não te queres vender aos senhores do mundo nem te deixar arrastar pela lógica egoísta que reina na maioria dos corações, então, faz de Jesus o verdadeiro líder da tua vida!
Quando dizes que Jesus é Rei, é um pouco como Pilatos, porque ouviste outros a dizerem isso acerca d’Ele, foi assim que aprendeste na catequese e na Igreja, ou porque, criando intimidade com Jesus, acreditas que só Ele pode ser o senhor da tua vida? Realmente Jesus é o verdadeiro líder, Aquele que, pelo seu exemplo, te indica o caminho a seguir!
Jesus afirma que o seu reino não é deste mundo, deixando claro que o seu reino não se constrói com os critérios dos homens, sempre guiados pelo desejo de poder e de domínio, nem tem fronteiras que se defendem com a força das armas. É aquele reino de amor, paz e justiça, onde todos têm lugar vivendo fraternalmente unidos, e que nos levou no último domingo a rezar: “Vem, Senhor Jesus!”. Com Ele, também poderemos reinar, se estivermos dispostos a seguir o mesmo caminho de entrega e doação aos outros. Para isso, faz de Jesus o (teu) verdadeiro líder!
Jesus veio ao mundo para dar testemunho da verdade! Ele é o Filho de Deus que Se fez homem para dar testemunho, não só com as palavras, mas sobretudo com a sua vida e os seus gestos, da verdade de Deus, o horizonte último das nossas vidas. Em Jesus descobrimos o rosto misericordioso do nosso Deus! Se queremos viver a vida em plenitude, então temos de escutar Jesus, não só para conhecer uma teoria, mas para colocar o seu ensinamento como norma de vida para o nosso quotidiano. Estás disposto a escutar sempre Jesus e a ser cidadão da Verdade? Então, faz de Jesus o verdadeiro líder, Ele que é o caminho, a verdade e a vida!