I Domingo da Quaresma – Ano C

EVANGELHO – Lc 4,1-13

Naquele tempo.
Jesus, cheio do Espírito Santo,
retirou-Se das margens do Jordão.
Durante quarenta dias,
esteve no deserto, conduzido pelo Espírito,
e foi tentado pelo diabo.
Nesses dias não comeu nada
e, passado esse tempo, sentiu fome.
O diabo disse-lhe:
«Se és Filho de Deus,
manda a esta pedra que se transforme em pão».
Jesus respondeu-lhe:
«Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’».
O diabo levou-O a um lugar alto
e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra
e disse-Lhe:
«Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos,
porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser.
Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu».
Jesus respondeu-lhe:
«Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás,
só a Ele prestarás culto’».
Então o demónio levou-O a Jerusalém,
colocou-O sobre o pináculo do Templo
e disse-Lhe:
«Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo,
porque está escrito:
‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito,
para que te guardem’;
e ainda: ‘Na palma das mãos te levarão,
para que não tropeces em alguma pedra’».
Jesus respondeu-lhe:
«Está mandado: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’».
Então o diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação,
retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.

 

O Tempo da Quaresma é um tempo favorável à conversão, essencialmente porque Deus, na sua infinita misericórdia, não Se cansa de nos conceder o seu Perdão! Estás disposto a acolher o seu Amor ou achas que não tens nada para mudar? Julgas que a salvação depende dos teus méritos ou estás consciente que é Jesus quem te oferece essa oportunidade? Então, confia em Jesus, e vive esta Quaresma com Ele: que seja Ele a viver, a morrer e a ressuscitar em cada um de nós! Então, começa por “retirar-te” com Ele: a mudança e a perseverança dependem, em grande medida, do teu encontro com Deus!

Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para o deserto, onde permaneceu durante quarenta dias. Vive estes quarenta dias da Quaresma um pouco mais despojado dos bens e distrações que habitualmente tanto procuras, para que o silêncio aconteça dentro de ti. O “deserto” é o espaço privilegiado do encontro com Deus, onde percebes que a vida te põe constantemente à prova, mas que há um rumo seguro que deves seguir, pois com Jesus nunca te sentirás só e haverá sempre uma luz para iluminar o caminho. Dá tempo a ti próprio, para viveres este encontro e, assim, a mudança acontecerá de forma segura, guiando-te pelo caminho da perseverança.

Jesus, assumindo a nossa condição humana, também foi tentado a afastar-se dos desígnios de Deus, agarrando-se aos bens materiais, ao poder e ao êxito fácil, valendo-se da sua força divina! Como venceu essas tentações? Não com argumentos humanos, porque se assim o fizesse viria a ceder, mas com a Palavra de Deus que o faz seguir o caminho em total obediência ao projeto do Pai. Tantas vezes encontramos desculpas para agir desta ou daquela maneira, seguindo o caminho mais fácil e mais cómodo, mas que nos afasta de Deus e dos irmãos. É hora de arrepiar caminho: na Cruz de Jesus, a tua mudança e a perseverança será um grito de Esperança para o mundo, pois ao ter, ao poder e às ilusões, responderás com a partilha, o serviço e a humildade do amor!