Ascensão do Senhor – Ano C
EVANGELHO – Lc 24,46-53
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Está escrito que o Messias havia de sofrer
e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia
e que havia de ser pregado em seu nome
o arrependimento e o perdão dos pecados
a todas as nações, começando por Jerusalém.
Vós sois testemunhas disso.
Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai.
Por isso, permanecei na cidade,
até que sejais revestidos com a força do alto».
Depois Jesus levou os discípulos até junto de Betânia
e, erguendo as mãos, abençoou-os.
Enquanto os abençoava,
afastou-Se deles e foi elevado ao Céu.
Eles prostraram-se diante de Jesus,
e depois voltaram para Jerusalém com grande alegria.
E estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.

No centro do Evangelho deste Domingo da Ascensão, está o desafio que Jesus faz aos seus discípulos: “Vós sois testemunhas disso”. São as suas últimas palavras quando, após a Ressurreição, Se prepara para voltar para o Pai. É verdadeiramente uma passagem de testemunho: a missão de Jesus junto dos homens, terminou; agora, são os seus discípulos, quem deve continuar a mesma missão!
Então os discípulos vão ser testemunhas de quê? Daquilo que estava escrito acerca da morte e ressurreição do Messias e que eles puderam testemunhar ao vivo. É necessário que nós também acreditemos nas escrituras e que façamos a experiência do encontro com esse Jesus vivo, mas que antes deu a vida por nós, por amor. És assíduo ao encontro com Jesus vivo na comunidade a cada domingo? Prestas atenção à Palavra de Deus? Acreditas verdadeiramente que Jesus, o Deus que assumiu a nossa humanidade, morreu e ressuscitou, e agora vive para sempre junto do Pai? Então, lembra-te que este dia marca a passagem de testemunho, pois a tua fé deve ser partilhada com todos, nomeadamente através da tua forma de viver, que há de ser à maneira de Jesus!
O arrependimento e o perdão dos pecados que deve ser pregado a todas as nações, não pode acontecer simplesmente por palavras, pois aquilo que Jesus nos pede é testemunho! Somos, tu e eu, pecadores, mas fazemos a experiência maravilhosa do amor do Pai quando nos aproximamos d’Ele, guiados por Jesus, e sentimos os efeitos do seu perdão e da sua misericórdia. Nas tuas atitudes, revelas a todos a alegria do perdão acolhido e que te vai transformando numa nova criatura? Jesus mostrou o Amor do Pai e esse apelo ao arrependimento e ao perdão dos pecados, não tanto pelas palavras, mas sobretudo com a sua vida, aproximando-se com compaixão e ternura de todos os homens. Agora Ele faz a passagem de testemunho e és tu quem deve mostrar a todos, pelos teus gestos, esse Amor misericordioso de Deus!
Para sermos testemunhas de Jesus, Ele promete-nos a força do alto, o Espírito Santo, para que nunca nos sintamos sós e abandonados, e dá-nos a sua bênção ao voltar para o Pai, de modo que vivamos a verdadeira Alegria e nunca deixemos de bendizer a Deus, tal como fizeram os apóstolos, a partir daquele dia. Acolhe, então, esta passagem de testemunho, pois Jesus confia em ti para, mesmo com as tuas fragilidades, levares a todos a Alegria e a Esperança de que, com Ele, também nós, um dia, subiremos para junto de Deus – a cruz de Jesus é ponte para a eternidade, onde viveremos a plenitude da Vida. Com coragem e ousadia leva, então, esse grito de Esperança a todos, vivendo a Alegria do Evangelho em todos os teus gestos de cada dia!