V Domingo da Páscoa – Ano C

EVANGELHO – Jo 13,31-33a.34-35

Quando Judas saiu do cenáculo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Agora foi glorificado o Filho do homem
e Deus glorificado n’Ele.
Se Deus foi glorificado n’Ele,
Deus também O glorificará em Si mesmo
e glorificá-l’O-á sem demora.
Meus filhos,
é por pouco tempo que ainda estou convosco.
Dou-vos um mandamento novo:
que vos ameis uns aos outros.
Como Eu vos amei,
amai-vos também uns aos outros.
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos:
se vos amardes uns aos outros».

 

Hoje, o Ressuscitado recorda-nos o essencial para vivermos na sua presença ao longo da nossa existência humana. E como é bela a sua proposta, ainda que tão difícil de assumir. Mas se queres dar pleno sentido à tua vida, se queres ser cristão, verdadeiro discípulo de Jesus…, então, ama, ama a todos à maneira do próprio Jesus!

É no contexto da Última Ceia, quando Judas, de noite, saiu para entregar Jesus, que Ele nos afirma que é esse o momento exato da sua glória e da glória do Pai! A morte e a ressurreição de Jesus são o ponto alto da sua passagem no meio de nós porque são o expoente máximo de tudo o que Ele fez e faz por nós: deixando-nos inteiramente livres, nunca deixa de nos oferecer a sua vida! A Cruz é o resumo mais eloquente do Amor de Deus para connosco, uma vez que Ele nunca deixa de nos amar e de fazer tudo para nos salvar, não guardando nada para si. A sua grande riqueza é a vida do Homem! Assim, diante de um Amor inigualável, deste dom irrevogável que Deus te oferece, dispõe-te a acolhê-lo de coração aberto, pois só assim aprenderás a amar de verdade. E se queres ser cristão?… Então, ama, pois só o caminho do Amor te eleva para a Glória de Deus!

Jesus faz-nos o seu testamento na hora da sua partida – “Meus filhos…, dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros”. Amar parece fácil, mas atenção, trata-se de amar à maneira de Jesus, que lavou os pés aos discípulos, que perdoou aos que O crucificaram, que acolheu a todos, que fez sempre o bem, que nada guardou para si, entregando-se totalmente para salvar a todos! Como amas os outros: aqueles que vivem contigo, os que contigo trabalham, os que encontras na comunidade ou até mesmo na rua? Colocas o outro em primeiro lugar ou primeiro pensas em ti? Queres ser cristão?… Ama, não há outro caminho!

E não te esqueças, esta é a única marca que identifica os discípulos de Jesus: o amor mútuo, pois quando amas alguém, de verdade, estás a amar o próprio Jesus! Ele não veio instituir uma religião, implantar uma ideologia…, veio para nos mostrar o Amor de Deus e para nos ensinar a amar. Então, queres ser cristão?… Simplesmente, ama! A Cruz de Jesus deve continuar a ser hoje um grito de Esperança para o mundo, mas isso depende de ti e de mim, de testemunharmos, em cada gesto, que vivemos para amar e servir o próximo!