Domingo de Pentecostes – Ano C
EVANGELHO – Jo 20,19-23
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,
estando fechadas as portas da casa
onde os discípulos se encontravam,
com medo dos judeus,
veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco».
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.
Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.
Jesus disse-lhes de novo:
«A paz esteja convosco.
Assim como o Pai Me enviou,
também Eu vos envio a vós».
Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes:
«Recebei o Espírito Santo:
àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados;
e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

No dia de Pentecostes, cinquenta dias depois da Páscoa, a liturgia faz-nos voltar à oitava da Páscoa, com parte do mesmo Evangelho lido e refletido no Segundo Domingo da Páscoa. Com a Ressurreição de Jesus, no primeiro dia da semana, dá-se um novo início, tal como “no princípio”, quando Deus começou a criar os céus e a terra no primeiro dia da semana! Agora é Jesus quem chega, quando todos estão paralisados pelo medo, para fazer nascer algo novo. Estás disposto a acolher verdadeiramente Jesus Ressuscitado na tua vida? És capaz de Lhe abrir as portas do teu coração, mesmo se estás triste, revoltado com a vida (e com Deus!), descrente ou até mesmo sem qualquer ânimo para continuar? É Ele, Jesus Cristo, que nos traz “o vento impetuoso” que escancara todas as portas e nos faz sentir todo o seu Amor! N’Ele somos renovados pelo Espírito!
Para sermos renovados pelo Espírito de Jesus, devemos reunir-nos em seu Nome, pois é na Comunidade que Ele Se faz presente! Com Jesus, este recomeço acontece sempre e só quando nos dispomos a caminhar juntos, criando pontes, ultrapassando barreiras e aceitando as diferenças. Terás coragem de te juntar à comunidade, mesmo que esta seja imperfeita e com tantos defeitos? Assim, daremos espaço a Jesus para que Se faça presente uma vez mais, hoje, aqui e agora!
E com este dom do Ressuscitado, verdadeiramente acolhido, encontramos a paz, pois Ele entrega a Sua Vida por nós – e, assim, podemos viver com a verdadeira Esperança porque sabemos que temos Alguém que nunca nos abandona e que nos acompanha sempre no caminho, mas também a Alegria e a responsabilidade da missão! Vives a Alegria de ter Jesus presente na tua vida? Reconheces que a verdadeira paz vem duma vida de serviço e entrega, quando te comprometes com os outros? Renovados pelo Espírito aprenderemos a seguir Jesus!
A prova de que este primeiro dia da semana é diferente de todos os outros e de que, com ele, nasce uma nova criação, está sobretudo no dom do Espírito Santo que Jesus “sopra” sobre os seus discípulos, tal como Deus, na criação do homem, soprou nas suas narinas um alento de vida e o homem tornou-se um ser vivo! Agora, este ser vivo, possui o Espírito Santo, capaz de viver uma vida nova, marcada essencialmente pela capacidade do perdão e da comunhão, tão próprios de Deus. Procuras viver cada dia como uma nova criatura? Tem a coragem de acolher Jesus na tua vida, pois é Ele que faz de todos nós um povo renovado pelo Espírito!