V Domingo do Tempo Comum – Ano C

EVANGELHO – Lc 5,1-11

Naquele tempo,
estava a multidão aglomerada em volta de Jesus,
para ouvir a palavra de Deus.
Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré
e viu dois barcos estacionados no lago.
Os pescadores tinham deixado os barcos
e estavam a lavar as redes.
Jesus subiu para um barco, que era de Simão,
e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra.
Depois sentou-Se
e do barco pôs-Se a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, disse a Simão:
«Faz-te ao largo
e lançai as redes para a pesca».
Respondeu-Lhe Simão:
«Mestre, andámos na faina toda a noite
e não apanhámos nada.
Mas, já que o dizes, lançarei as redes».
Eles assim fizeram
e apanharam tão grande quantidade de peixes
que as redes começavam a romper-se.
Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco
para os virem ajudar;
eles vieram e encheram ambos os barcos
de tal modo que quase se afundavam.
Ao ver o sucedido,
Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe:
«Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador».
Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele
e de todos os seus companheiros,
por causa da pesca realizada.
Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu,
que eram companheiros de Simão.
Jesus disse a Simão:
«Não temas.
Daqui em diante serás pescador de homens».
Tendo conduzido os barcos para terra,
eles deixaram tudo e seguiram Jesus.

 

Encontramos hoje Jesus a ensinar as multidões a partir da barca de Simão Pedro. Tens consciência de que tu, pelo Batismo, também subiste para essa barca, a Igreja, e que temos uma humanidade inteira à espera da palavra de Jesus? O que fazes para anunciar aos outros os ensinamentos de Jesus? Como testemunhas o seu amor e a sua ternura? Mais do que nunca, o mundo está sedento de sinais de Esperança e de viver esse encontro com Jesus, Aquele que verdadeiramente nos salva! Por isso, com todos e para o bem de todos, não hesites em viver como um seguidor de Jesus!

A palavra de Jesus é, em primeiro lugar, para nós que estamos dentro da barca! Simão Pedro, um pescador experimentado, que tinha andado toda a noite na faina, sem ter apanhado nada, confia na palavra de Jesus e lança novamente as redes para a pesca! Procuras, cada dia, assumir a palavra de Jesus na tua vida, mesmo que essa palavra seja oposta àquilo que faz a maioria ou te conduza por caminhos de menor reconhecimento? Confias inteiramente em Jesus e na sua Palavra? Como seguidor de Jesus não tenhas medo de te deixar guiar por Ele!

Jesus é Mestre e Senhor, como O reconhece Simão Pedro. É um mestre que ensina e nos transmite palavras de vida eterna, mas é também Senhor, Aquele que governa todas as coisas, o vencedor da morte. Por isso, após a Ressurreição, Jesus é sempre reconhecido como o Senhor! E Ele chama-te, apesar das tuas fragilidades e defeitos, a “viajares” com Ele pelo mar da vida! Estás disponível para Lhe confiar toda a tua vida e seres um verdadeiro seguidor de Jesus?

Quando Jesus diz a Simão: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens», este desafio é para todos os que estão no barco que, “deixaram tudo e seguiram Jesus”. A tua missão é a mesma de Jesus, de ajudar os homens a libertarem-se das forças do mal, do egoísmo e da indiferença, para encontrarem a verdadeira alegria e felicidade. O que tens de deixar para seres essa Igreja em saída que vai ao encontro dos homens, testemunhando nos seus gestos e palavras, a compaixão e a misericórdia de Jesus? «Não temas» e caminha, todos os dias, como Peregrino de Esperança, sendo um autêntico seguidor de Jesus!