Solenidade da Epifania do Senhor – Ano C
EVANGELHO – Mt 2,1-12
Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia,
nos dias do rei Herodes,
quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente.
«Onde está – perguntaram eles –
o rei dos judeus que acaba de nascer?
Nós vimos a sua estrela no Oriente
e viemos adorá-l’O».
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado,
e, com ele, toda a cidade de Jerusalém.
Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo
e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias.
Eles responderam:
«Em Belém da Judeia,
porque assim está escrito pelo profeta:
‘Tu, Belém, terra de Judá,
não és de modo nenhum a menor
entre as principais cidades de Judá,
pois de ti sairá um chefe,
que será o Pastor de Israel, meu povo’».
Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos
e pediu-lhes informações precisas
sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela.
Depois enviou-os a Belém e disse-lhes:
«Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino;
e, quando O encontrardes, avisai-me,
para que também eu vá adorá-l’O».
Ouvido o rei, puseram-se a caminho.
E eis que a estrela que tinham visto no Oriente
seguia à sua frente
e parou sobre o lugar onde estava o Menino.
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.
Entraram na casa,
viram o Menino com Maria, sua Mãe,
e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O.
Depois, abrindo os seus tesouros,
ofereceram-Lhe presentes:
ouro, incenso e mirra.
E, avisados em sonhos
para não voltarem à presença de Herodes,
regressaram à sua terra por outro caminho.
A festa da Epifania mostra-nos que Jesus veio para ser a Luz de todos os povos. Os magos, que adoram aquele Menino, são representativos da universalidade da salvação: Deus é Pai de todos e, em Jesus, faz de todos uma família. Neste texto, que o evangelista Mateus nos oferece, podemos descobrir o nosso verdadeiro caminho de peregrinos que se decidem a deixar-se guiar por esta Luz que nos vem do Presépio: Tu, Jesus, és a Estrela! Eu sou o Peregrino!
Os magos são pessoas atentas aos sinais e, que além disso, não se acomodam, sendo capazes de se pôr a caminho, indagando e fazendo perguntas para chegarem ao conhecimento da Verdade! E tu, és uma pessoa atenta aos sinais com os quais Deus hoje continua a falar-nos? No teu dia a dia, vives com o teu olhar preso ao chão, às tuas preocupações e necessidades, ou és capaz de elevar o teu olhar para o alto, disponível para os desafios que o Senhor te apresenta? É preciso caminhar ao encontro de Jesus, não para cumprir preceitos, mas para deixar-se guiar por Ele, pois, só Tu, Jesus, és a Estrela!
Aqueles que até sabiam onde Jesus devia nascer permanecem indiferentes; o rei Herodes sente-se ameaçado pelo nascimento de um novo Rei! Mas os magos não desistem de prosseguir o caminho até Belém. E apenas eles acabaram por ver de novo a Estrela! Não caminhar ao encontro de Jesus, é permanecer nas trevas, numa vida cheia de nada! Estás disposto a deixar-te iluminar por esta Luz? Então, como os magos, tem a coragem de ir ao encontro de Jesus e de O adorar, pois só n’Ele podemos descobrir o verdadeiro sentido para as nossas vidas: Tu, Jesus, és a Estrela!
Aquela criança simples e indefesa é o Rei do Universo – por isso os magos Lhe ofereceram ouro, verdadeiro Deus – a oferta do incenso, e verdadeiro homem – a oferta da mirra. Serás capaz, também tu, de O reconhecer? Assim, viverás a verdadeira Alegria, aquela que não defrauda, e que nos faz caminhar como peregrinos de Esperança.
Quando, como os magos, adoras de verdade este Menino, então, como eles, tomarás a decisão de percorrer caminhos novos, pois há caminhos que apenas te fazem andar às voltas de ti mesmo, sem encontrar nunca nada que te preencha de verdade! Diz a Jesus: Tu, Jesus, és a Estrela! E deixa que seja Ele a iluminar o teu chão, para que os caminhos que percorres sejam verdadeiramente caminhos de paz, alegria e amor!