No passado dia 28 de dezembro, a Catequese Passionista, ainda a celebrar o nascimento do nosso Salvador, olhou com alegria para a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José, modelos de Amor e de Fé, desafiam-nos a aplicar os Seus ensinamentos aos dias de hoje, transformando as nossas famílias em verdadeiros refúgios de amor, fé e esperança.
Ao longo da Eucaristia, foram apresentadas as figuras desta família tão especial para nós, cristãos: S. José é exemplo de obediência, fortaleza e proteção, um homem justo que fez a vontade de Deus; Maria, a Mãe de Jesus, é exemplo de fidelidade ao amor de Deus, e mesmo quando não entendia todas as coisas claramente, Ela guardava tudo no seu coração, confiando sempre em Deus; e Jesus é o Amor de Deus por nós!
A Palavra de Deus deste dia recordou-nos que todos, todos, todos, pertencemos a uma família maior, a família divina: Pai, Filho e Espírito Santo. Por isso, devemos amar-nos uns aos outros como verdadeiros irmãos, seguindo o exemplo de Jesus.
Sendo um dia especial para todas as famílias, José, Maria e Jesus mostram-nos como deve ser a família hoje: nela deve existir amor, respeito, carinho, ternura, porque só assim seremos felizes nela.
Por fim, oramos por todas as famílias, pedindo a bênção sobre a proteção do manto de Nossa Senhora, conduzidos pelo cajado de São José e sendo simples, humildes, amorosos e obedientes como foi Jesus. Não se esqueçam do desafio lançado pelo nosso amigo Padre Silva para que, ao chegar a casa, digam uma “coisa bonita” aos pais, aos filhos, a todos os elementos da família – gesto que deve ser repetido todos os dias!