Na noite de sábado, 7 de junho, pelas 21h30m, o convite da nossa Catequese não era para uma noite de copos ou para um arraial próprio das festas populares que se avizinham, mas para um momento de oração e de súplica, para que o Espírito Santo aqueça os nossos corações e ilumine os nossos passos.

E o desafio foi aceite por muitas das nossas crianças e adolescentes, catequistas, pais e outros membros da nossa comunidade. No silêncio duma igreja pouco iluminada, deixamos que outra Luz brilhasse, como naquela manhã de Pentecostes quando os apóstolos e outros discípulos de Jesus estavam todos reunidos no mesmo lugar.

E sentimos a força do vento que nos empurra e desinstala dos nossos medos e apatia, para que saibamos arriscar mais à maneira de Jesus, saindo de nós próprios e aprendendo a remar mar adentro, confiados na presença constante d’Aquele que dá pleno sentido à nossa vida!

Com os dons do Espírito Santo, seremos capazes de comunicar mais e melhor, aceitando as diferenças que servirão apenas para nos completarmos e, juntos, formarmos um só Corpo. Como Igreja, e fazendo da Cruz de Jesus a nossa âncora segura, poderemos avançar como verdadeiros Peregrinos de Esperança, oferecendo a todos os que estão à nossa volta o melhor dos testemunhos que nasce do Amor, desse Amor que só sabe construir Comunhão!

Voltamos para casa felizes, sentindo que o calor e a luz do Espírito Santo nos acompanhavam, e com vontade de nos reunirmos assim mais vezes, para nunca perdermos a vontade de continuar a viver plenamente a nossa vida ao estilo de Jesus!