Domingo XXXIII do Tempo Comum – Ano B
EVANGELHO – Mc 13,24-32
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Naqueles dias, depois de uma grande aflição,
o sol escurecerá e a lua não dará a sua claridade;
as estrelas cairão do céu
e as forças que há nos céus serão abaladas.
Então, hão de ver o Filho do homem vir sobre as nuvens,
com grande poder e glória.
Ele mandará os Anjos,
para reunir os seus eleitos dos quatro pontos cardeais,
da extremidade da terra à extremidade do céu.
Aprendei a parábola da figueira:
quando os seus ramos ficam tenros e brotam as folhas,
sabeis que o Verão está próximo.
Assim também, quando virdes acontecer estas coisas,
sabei que o Filho do homem está perto, está mesmo à porta.
Em verdade vos digo:
Não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.
Passará o céu e a terra,
mas as minhas palavras não passarão.
Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém os conhece:
nem os Anjos do Céu, nem o Filho;
só o Pai».
As palavras de Jesus, esta semana, podem parecer-nos aterradoras à primeira vista; mas nada de mais errado! É certo que este mundo, tal como o conhecemos, marcado pela dor, pelo sofrimento e pela morte terá de acabar; mas tudo isso será necessário para que nasça um mundo novo, onde reinará Jesus, e nós com Ele! Depois do Inverno vem sempre a Primavera!… Assim, rezemos, com confiança: “Vem, Senhor Jesus!”
Mas…, será que estamos atentos aos sinais de quebra deste nosso mundo? Ou pensamos que Jesus tarda e, com isso, acomodamo-nos e deixamos correr as coisas, tantas vezes sendo insensíveis ao que acontece à nossa volta? Desejas verdadeiramente o mundo novo, de paz, fraternidade, justiça e amor? O que fazes para o ajudar a construir? É essa a missão dos eleitos, daqueles a quem Jesus confia a sua missão! Por isso grita: “Vem, Senhor Jesus!” – e deixa que Ele te guie em cada passo do caminho.
Jesus quer que vivamos nesta tensão positiva, de sabermos que Ele está perto, está mesmo à porta! Dessa forma, daremos muito mais importância à sua Palavra que é fonte de verdadeira Vida! Se colocas a tua Esperança em Jesus, então, não deixarás de viver cada dia como se fosse o último, com a intensidade daqueles que sabem que devem gastar as suas vidas ao serviço duma nova humanidade, seguindo os ensinamentos e o exemplo de Jesus! Será que Ele pode confiar em ti? Diz-lhe, no silêncio do teu coração, “Vem, Senhor Jesus!”, e Ele fará morada em ti!
E não te preocupes com a hora em que definitivamente este mundo desaparecerá. Nem Jesus, o Filho, a conhece! O importante é que nunca te falte a Esperança, pois Deus não falha nem nos abandona, e não deixes de trabalhar para antecipar a vinda de Jesus, fazendo crescer o seu reino na terra…, com todos e para o bem de todos! “Vem, Senhor Jesus!”
Deus deve estar tão cansado da humanidade…